domingo, 22 de fevereiro de 2009

Comentário meio Clichê


O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wild (eu já confundi Oscar Wild com Morris West tinha um livro dele aqui que desapareceu).

Vou citar isso hoje, pois, certa vez comentei com meu "amigo-irmão-filho-pai-gêmeo" Isaac Abraão, que também leu o livro "O Retrato de Dorian Gray" que se observarmos dentro de nós, nos deparamos com os personagens principais do livro, temos um Basil e sua dedicação a imagem de Dorian, temos um Dorian se descobrindo egocêntrico, mimado e com atitudes desmedidas pelo dom da imortalidade e finalmente temos um Lorde Henry Wotton corruptor de pensamentos, deturpador de verdades e tudo mais... Eu sei exatamente onde estão todos eles dentro de mim, uso o melhor deles, felizmente eu, segundo meus amados amigos, tenho uma boa índole. Boto fé na opinião deles! Amo meus amigos, todos eles.

Lembro-me no livro quando Dorian assume seu eu bom, dedicado e não egocêntrico, e começa a viver no interior, estava feliz, meio que cultivando a própria simplicidade, eu sempre acreditei que tal simplicidade é parte do que gera a felicidade, muita gente hoje em dia precisa de coisas substancialmente de valor físico. A felicidade, penso eu, está oculta nas minimalidades, nas coisas simples, na pessoa que do teu lado te da a mão sorrindo e diz que vai ficar tudo bem, por mais que você não acredite, tem alguém do seu lado acreditando, aquele "segura minha mão!" e você podendo confiar que a pessoa não vai soltar por maior que seja o perigo, hoje em dia isso anda difícil, e na primeira dificuldade muita gente olha a situação e fala "vou pular fora do barco!". Se desistir fosse caminho bom eu já estaria morto ha muito tempo, eu fico vendo as pessoas desistindo a minha volta, e imagino o quão seria melhor se lutassem nem que fosse um pouco apenas, pois quando se desiste vagueia um lugar no universo, o seu lugar, e as coisas passam por você e não mais consegue fazer nada. Agora o quê Dorian tem a ver com isso? Bem quando ele foi para o interior, mudar de vida era ele lutando para melhorar, para tentar ser feliz de modo simples, para finalmente se encontrar, para não desistir. As vezes nós olhamos para nós mesmos e vemos onde podemos ser realmente felizes, sabemos direitinho onde esta escondida a fórmula, mas nos fazemos de bobos e evitamos o caminho certo.

Eu acredito que todo ser encontra seu lugar, todo ser sabe o que quer, e sabe como chegar, a questão é aceitar os tombos do caminho pra chegar a conclusão definitiva: "É ali que eu posso ser feliz!"

Então, sei que sou meio clichê, mas às vezes é na simplicidade de um clichê que a resposta se esconde né...

Entao, melhor dizer: A luz dos diamantes não são o bastante para iluminar a saída do túnel né. Melhor ter uma lamparina do que 1000 diamantes. Hohoho! 

 

Este Perpétua meus amigos.

Taz

Nenhum comentário:

Oque sou?

Minha foto
Sou uma sombra escondida e repousante num coração murmurante, por trás de um semblante quase elegante... Ser que vive desde bem antes, feito de pedaços remendados, e no seu peito arfante, bate relutante um coração petrificado...